Observação de aves em Corumbá
A observação de aves em Corumbá ainda é pouco difundida pelo turismo local. Apesar de ser um dos principais destinos para a prática no estado de Mato Grosso do Sul, a cidade ainda está se adaptando aos poucos para atender a esse público tão específico.
Birdwatching ou Observação de Aves é uma atividade praticada por qualquer pessoa interessada na contemplação da natureza e da vida selvagem. Pode ser realizada em parques, praças, unidades de conservação e até mesmo da janela da sua própria casa.
Hoje, o birdwatching é considerado um hobby por pessoas de diversas idades. Para alguns, no Brasil, já é uma fonte de renda conduzir grupos de observadores e fotógrafos que buscam seus lifers (primeiro contato com uma espécie de vida livre ao longo da vida) pelo mundo.
Nos EUA, o mercado de observação de aves movimenta mais de US$ 100 bilhões por ano e gera mais de 600 mil empregos, além de contribuir para a conservação de inúmeras espécies da fauna. No Brasil, a atividade vem crescendo com o passar dos anos. Estamos entre os três países com maior diversidade de aves do planeta, com cerca de 1.919 espécies, o que nos dá um potencial incrível para a prática.
Cara Suja do Pantanal (Pyrrhura molinae)
A diversidade de paisagens oferece verdadeiros paraísos para as aves em Corumbá. Espécies endêmicas do Cerrado, como Melanopareia bitorquata, Saltatricula atricollis e Porphyrospiza caerulescens, encontram-se isoladas em manchas de vegetação savânica nas partes mais elevadas das morrarias.
Espécies típicas do Chaco são facilmente encontradas, como Microspingus melanoleucus, Ortalis canicollis, Aratinga nenday, Nystalus striatipectus, Melanerpes cactorum, Celeus lugubris, Xiphocolaptes major, Mimus triurus, Paroaria coronata e Paroaria capitata.
A região também é coberta pelos Bosques Chiquitanos, onde três espécies endêmicas são encontradas: Phaethornis subochraceus, Thamnophilus sticturus e Canthorchilus guarayanus.
Além disso, Corumbá apresenta influência de algumas espécies cuja distribuição está concentrada na Amazônia, como Coccycua minuta, Celeus flavus, Myrmotherula multostriata, Pyriglena leuconota, Dendroplex picus, Dendrocolaptes picumnus e Hylophilus pectoralis.
Para iniciar no mundo da Observação de Aves é muito simples. Comece adquirindo um bom binóculo para facilitar a visualização das espécies, você pode ou não comprar uma câmera super zoom para fotografar. Caso já tenha uma câmera, crie uma conta no site do WikiAves para compartilhar suas fotos com a comunidade de observadores e também ficar por dentro das espécies que ocorrem na sua região. Você também pode utilizar os aplicativos taxeus e e-bird para listar as espécies avistadas nos locais que você visitar. E para concluir agende uma passarinhada com a Icterus Ecoturismo para as melhores expedições de birdwatching de Corumbá.
Como Começar na Observação de Aves
Para iniciar no mundo da Observação de Aves, basta seguir alguns passos simples. Primeiro, adquira um bom binóculo para facilitar a visualização das espécies. Você pode optar por comprar uma câmera superzoom para registrar os avistamentos, mas isso não é obrigatório.
Caso já tenha uma câmera, crie uma conta no site WikiAves para compartilhar suas fotos com a comunidade de observadores e acompanhar as espécies que ocorrem na sua região.
Também é possível utilizar os aplicativos TAXEUS e eBird para listar as espécies avistadas nos locais que visitar.
Por fim, agende uma passarinhada com a Icterus Ecoturismo para participar das melhores expedições de birdwatching em Corumbá.