O que fazer em Corumbá?

O que fazer em Corumbá tem sido um tema de muitos debates entre turistas e moradores desse município pantaneiro. Hoje, Corumbá já é muito conhecida pelo turismo de pesca esportiva, famoso no mundo todo. Porém, nosso município e o nosso Pantanal vão muito além da pescaria e, muitas vezes, isso acaba passando despercebido pelas pessoas. Estamos aqui para te apresentar o destino que contempla 60% de Pantanal e possui uma natureza selvagem com paisagens incríveis. Veja aqui o que mais você pode fazer para se aventurar na Capital do Pantanal.

 

ESTRADA PARQUE OU TRANSPANTANEIRA

Vamos começar pelo nosso “carro chefe”, um dos grandes atrativos de Corumbá, a famosa transpantaneira, mais conhecida como Estrada Parque. É possível iniciar o trajeto tanto pela estrada do porto da Manga (perto da área urbana de Corumbá), quanto pelo posto da polícia militar ambiental no Buraco das Piranhas. São aproximadamente 118km de estrada de terra, que cortam algumas das paisagens mais selvagens do Pantanal. Alguns trechos da estrada têm muitos buracos e pedras pontiagudas. Durante o período de cheias, as águas das vazantes podem atravessar por cima da estrada, impossibilitando a passagem de carros mais baixos. O trajeto também não tem muitas sinalizações e nem sinal de celular, além de que, alguns trechos não possuem locais próximos para pedir ajuda, caso seja necessário. Por isso, reforçamos a necessidade de as pessoas irem acompanhadas de condutores que conheçam o trajeto e, principalmente, que saibam apresentar o pantanal de forma natural e responsável.

 

PASSEIO DE BARCO

passeio de barco em corumbá
Passeio de barco no pôr do sol de Corumbá

Outro atrativo muito procurado aqui na cidade é o passeio de barco, principalmente depois do lançamento do remake da novela Pantanal. Não tem como assistir aquele rio ao pôr do sol no Pantanal e não sentir o desejo de viver essa experiência. Aqui em Corumbá temos várias opções de passeios, desde barcos saindo da área urbana ao pôr do sol e realizando 1h30 de passeio no rio Paraguai, até passeios de 3h Pantanal adentro, buscando exemplares da fauna selvagem. Muito importante tomar cuidado, para evitar a contratação de passeios clandestinos. Os barcos precisam ter licença para operar e muitos vendedores fazem do seu passeio uma experiência ruim de 20min e ainda desrespeitam a fauna local, perseguindo jacarés e outros animais com os barcos. O mais aconselhável é fechar seu passeio através de uma agência de ecoturismo e, em Corumbá temos várias.

 

TURISMO DE AVENTURA

caverna-bolivia
Visita na caverna de Motacusito

Temos também atrativos mais radicais, um misto de esporte e contemplação da natureza. Esses tipos de passeios são para os corajosos que não tem medo de viver o pantanal na pele. Nessa modalidade, nós temos: Caiaque e Stand-up – faça no seu ritmo, mas não deixe de sentir essa proximidade do rio Paraguai, principalmente, no pôr do sol… é de tirar o folego; Trilhas – de todos os níveis de dificuldade, uma boa oportunidade de conhecer outras paisagens de Corumbá; Rapel – nessa atividade, além de você curtir um superesporte, ainda aprende como fazer isso com um profissional. Em alguns momentos, é possível se sentir como um verdadeiro agente secreto chegando em uma missão; A Caverna de Motacusito na Bolívia – Um roteiro acessível graças aos nossos irmãos bolivianos. Uma aventura sem igual, de nível fácil/médio, com todos os equipamentos de proteção, em um ambiente único e repleto de uma fauna exclusiva.

 

CITY-TOUR

Passeio em Corumbá
City-tour no centro histórico de Corumbá

Para quem aprecia atrativos mais calmos e quer conhecer a arte, cultura, gastronomia, artesanato e religiosidade da região, temos um city-tour maravilhoso que te apresenta a cidade contando toda a sua história, desde a pré-história, quando em Corumbá habitava um dos primeiros organismos multicelulares do mundo (A Corumbella), passando pela guerra do Paraguai, até os dias de hoje. Vale muito a pena ouvir e viver essa cidade multicultural.

 

OBSERVAÇÃO DE AVES – BIRDWATCHING

observação de aves corumba
Birdwatching em Corumbá – MS

Assim como a estrada parque é muito procurada para observação da fauna pantaneira, outro passeio que também é muito buscado é o Birdwatching ou, simplesmente, “Observação de Aves”. Essa atividade, que engloba educação ambiental, sustentabilidade e ciência cidadã, tem despertado o interesse em inúmeras pessoas apaixonadas por natureza. Tudo envolve a observação e fotografia de aves livres na natureza e a constante busca pelo lifer (primeira vez que você viu uma espécie em vida livre). Esse tipo de turismo movimenta milhões de dólares nos Estados Unidos e tem ganhado cada vez mais força no Brasil.

 

POUSADAS & FAZENDAS PANTANEIRAS

fazenda-sao-joao-corumba
Fazenda na estrada parque de Corumbá

Agora, para quem deseja conhecer o Pantanal de Corumbá em sua essência, nós recomendamos a hospedagem em algumas das fazendas; fique pelo menos 3 dias. Esse é o tempo necessário para se ter uma pequena amostra da maior planície alagável do planeta. A melhor parte é que esse tipo de passeio é único, pois, mesmo que você visite mil vezes a mesma fazenda, o Pantanal sempre guarda uma surpresa diferente para você e sua família.

 

Esses roteiros são somente um pouco do que Corumbá tem a oferecer. São inúmeros atrativos, sem contar as festividades como: Carnaval, Festival América do Sul e São João. Festas que são consideradas patrimônio de Corumbá e fazem história no estado do Mato Grosso do Sul. Deixamos aqui o nosso convite para você conhecer o verdadeiro destino pantaneiro no Mato Grosso do Sul.

turismo corumba ms

Agora, se você já conheceu nosso Pantanal Corumbaense, conta aqui nos comentários qual o passeio que você mais gostou de fazer em Corumbá?

Translate »

ICTERUS