Observação de Aves em Corumbá

 

criança birdwatching

A observação de aves em Corumbá ainda é pouco difundida pelo turismo local. Apesar de ser um dos principais destinos para a prática no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade ainda está se adequando aos poucos para atender a esse público tão específico. Birdwatching ou Observação de aves é uma atividade praticada por qualquer pessoa interessada na contemplação de natureza e vida selvagem. Pode ser desenvolvida em parques, praças, unidades de conservação e até mesmo da janela da sua própria casa. Hoje o birdwatching é tido como hobbie pelas mais variadas pessoas, das mais variadas idades, para alguns no Brasil já é uma fonte de renda conduzir grupos de observadores e fotógrafos que buscam seus lifers (primeiro contato que você tem com uma espécie de vida livre na sua vida) pelo mundo. Nos EUA o mercado de observação de aves movimenta mais de US$100 bilhões por ano, e gera mais de 600 mil empregos, além de contribuir para a conservação de inúmeras espécies da fauna. No Brasil a atividade vem crescendo com o passar dos anos, estamos entre os três países com maior diversidade de aves do Planeta, com cerca de 1.919 espécies de aves, o que nos dá um potencial incrível para a prática.

tiriba de cara suja
Cara suja do pantanal (Pyrrhura molinae)

A diversidade de paisagens, ofertam verdadeiros paraísos para as aves em Corumbá. Espécies endêmicas do Cerrado, como Melanopareia bitorquata, Saltatricula atricollis e Porphyrospiza caerulescens encontram-se isoladas em manchas de vegetação savânica nas partes mais elevadas das morrarias. Espécies típicas do Chaco são facilmente encontradas, como Microspingus melanoleucus, Ortalis canicollis, Aratinga nenday, Nystalus striatipectus, Melanerpes cactorum, Celeus lugubris, Xiphocolaptes major, Mimus triurus, Paroaria coronata e Paroaria capitata. A região também é coberta pelos Bosques Chiquitanos, onde três espécies endêmicas são encontradas: Phaethornis subochraceus, Thamnophilus sticturus e Canthorchilus guarayanus. Além disso, Corumbá apresenta influência de algumas espécies que têm suas distribuições concentradas na região amazônica, como: Coccycua minuta, Celeus flavus, Myrmotherula multostriata, Pyriglena leuconota, Dendroplex picus, Dendrocolaptes picumnus e Hylophilus pectoralis.

Para iniciar no mundo da Observação de Aves é muito simples. Comece adquirindo um bom binóculo para facilitar a visualização das espécies, você pode ou não comprar uma câmera super zoom para fotografar. Caso já tenha uma câmera, crie uma conta no site do WikiAves para compartilhar suas fotos com a comunidade de observadores e também ficar por dentro das espécies que ocorrem na sua região. Você também pode utilizar os aplicativos taxeus e e-bird para listar as espécies avistadas nos locais que você visitar. E para concluir agende uma passarinhada com a Icterus Ecoturismo para as melhores expedições de birdwatching de Corumbá.

Translate »

ICTERUS